TOPO

NOTÍCIAS

Problemas e desafios hepáticos, saiba como a Homeo-Vita pode ajudar o seu rebanho e aumentar a sua rentabilidade

05/09/18
O fígado é o órgão que desempenha o maior número de funções vitais para o organismo animal. É um dos mais importantes órgãos responsáveis pelo o equilíbrio e o bom funcionamento fisiológico dos bovinos.

Possui a função de receber e modificar os nutrientes absorvidos no trato gastrointestinal e ruminal, possibilitando sua utilização pelo organismo bovino. Além ainda, de papel importante no metabolismo das proteínas, lipídios, vitaminas, no ciclo da ureia e também interferindo na função imune.

O fígado representa 2% do peso vivo de uma vaca e 30% da mantença. Em uma vaca leiteira de alta produção passa pelo fígado 2 mil litros de sangue por hora, sendo que 70% da glicose presente no organismo de uma vaca leiteira é originária da gliconeogênese hepática (transformação de aminoácidos e produtos da fermentação das bactérias em glicose realizada pelo fígado).


A importância do fígado de uma vaca leiteira


Com tantas funções vitais nesse órgão, se ele não tiver toda a sua capacidade funcional, teremos perda de produtividade e decréscimo na saúde do rebanho.

Danos no fígado podem provocar falhas reprodutivas e perda na produção de leite, pois, a glicose é precursora da lactose, uma das responsáveis pelo volume total de leite produzido.

Nas vacas de leite, o fígado tem a função de amenizar as diversas mudanças hormonais e de exigência nutricional que o animal apresenta, principalmente, durante a fase de transição (período que se dá entre o final do pré-parto e o inicio da lactação).

Geralmente durante a transição, a vaca não recebe nutrientes suficientes para atender suas necessidades nutricionais, obrigando o fígado a produzir glicose para suprir sua demanda, sobrecarregando esse órgão e forçando a vaca a entrar em catabolismo, diminuindo seu desempenho.
 

Na Bovinocultura de corte


Em bovinos de corte, o fígado, geralmente tem as suas funções afetadas, principalmente quando o animal contrai fotossensibilização hepatógena (requeima), ocorrida pela intoxicação produzida pelo fungo Pithomyces chartarum. Problema mais comum em animais na fase de desmama, interferindo na sequência de seu desenvolvimento.

 

Em ovinos


Esse problema também acomete os ovinos que se alimentam de Brachiaria decumbens contaminadas com o fungo Pithomyces chartarum.
O bom funcionamento do fígado é de vital importância, para um animal com o organismo em equilíbrio e bons índices produtivos, tanto na atividade de corte quanto na de leite.


Objetivos do uso de Homeo-Vita Protetor Hepático na alimentação


- Melhorar a integridade e a regeneração dos hepatócitos.
- Otimizar a capacidade de desintoxicação do fígado, para combater melhor os efeitos daninhos de micotoxinas presentes em rações contaminadas, metais pesados, pesticidas, medicamentos hepatotóxicos, antibióticos e outras substâncias sobre a saúde e o rendimento da produção.
- Favorecer a síntese hepática estimulando a atividade de enzimas digestivas.
- Garantir uma melhor utilização de nutrientes: hidratos de carbono, proteínas, gorduras e vitaminas lipossolúveis, aumentando a absorção intestinal.

O Homeo-Vita Protetor Hepático protege o fígado das toxinas e estimulam as funções do órgão, melhorando a saúde e a produção.

Também evita que a atividade hepática diminua, melhorando significativamente o rendimento da exploração. É indicado para todas as categorias de animais, que tenham sido expostos às plantas causadoras da fotossensibilização, que apresentem sintomas ou não. Possui também ação complementar em diversas intoxicações: plantas tóxicas, produtos químicos e alimentos malconservados e contaminados com micotoxinas.

Confira o depoimento do produtor Valmir, e saiba como a linha homeopática da Homeo-Vita ajudou a resolver os problemas com a mortalidade em seu rebanho. 
 



Você encontra o Homeo-Vita Protetor Hepático clicando aqui.
 
Sobre o autor:
Professor Dr. Ranulfo Piau Júnior
- Médico Veterinário
- Mestrado em Zootecnia e doutorado em Biomedicina pela Universidade de Léon
- Especialista em Homeopatia Animal
- Mais de 20 anos de experiência
- Revisor de sete Revistas Bibliográficas Veterinárias Internacionais de Homeopatia
__
Saiba mas sobre a Minerphós Nutrição e Saúde Animal
Entre em contato conosco
Mais Notícias